top of page
Assessoria de Comunicação

1º Intercâmbio Online entre Londrina e Nago

Realizado o primeiro intercâmbio entre crianças e jovens de Londrina e Nago (Okinawa, Japão).


O evento foi virtual e simultâneo, ou seja, através de uma plataforma de encontro online. Houve cerca de 50 participantes, dentre eles, crianças, jovens, pais e autoridades de ambas as cidades. Inclusive os prefeitos Marcelo Belinati e Taketoyo Toguchi enviaram mensagens de cumprimentos e apoio ao evento.




É um resultado muito importante das reuniões realizadas com o Coordenador Geral do Comitê da Irmandade Londrina-Nago e Vereador de Londrina - Eduardo Tominaga, com o presidente da ACROL (Associação Cultural e Recreativa Okinawa de Londrina) - Luiz Shiroma e com membros da Prefeitura de Nago: Oshiro (Departamento de Planejamento e Política), Nagatsuka (Divisão de Comunicação) e Higa (Divisão de Intercâmbio Internacional).


O evento contou com a participação de Shinomi Kariya, estudante da Universidade Meio, em Nago. Kariya está em Londrina, em intercâmbio na Universidade Estadual de Londrina - pelo convênio entre as duas universidades e incentivou as crianças japonesas a aprenderem português e a conhecerem Londrina.


Segundo Luiz Shiroma, o intercâmbio realizado entre os jovens da ACROL e da cidade de Nago foi um momento histórico e acredita que é o início de muitos frutos para as cidades envolvidas:


“Agradecemos pela iniciativa da Prefeitura de Nago e pelo apoio da Diretoria e dos jovens da ACROL, que gravaram vídeos com mensagens aos jovens de Nago. Agradecemos também à Bianca Kinjo, intercambista londrinense em Nago, que faz as nossas traduções, às contribuições do Guto Honjo e ao apoio do Eduardo Tominaga.”

Eduardo Tominaga reafirma o compromisso pelo constante fortalecimento da irmandade e do relacionamento entre os jovens intercambistas:


“Foi emocionante e gratificante presenciar o momento em que crianças japonesas falam em português e crianças brasileiras falam em japonês, numa tentativa de comunicação e conexão. Foi uma verdadeira manifestação do "espírito” Uchinanchu pelo reconhecimento da história ancestral e preservação da cultura”.


Comments


bottom of page