Em recente viagem para o Japão, vereador Tominaga traz para Londrina novas oportunidades de intercâmbio
Laços de amizade fortalecidos, muito aprendizado e novas oportunidades de parceria na bagagem! Em recente visita ao Japão, nos dias 2 a 12 de fevereiro, o vereador Eduardo Tominaga esteve na província de Hyogo, estado-irmão do Paraná e em Nishinomiya, cidade-irmã de Londrina.
Os dez dias de imersão contaram com visitas oficiais à Prefeitura e Câmara de Vereadores de Nishinomiya, Universidade de Kwansei Gakuin, Escola Gimu Kyoiku de Nishinomiya-hama (educação infantil), Associação de Amigos Londrina-Nishinomiya, Associação Brasileira de Kansai (CBK), em Kobe, museus, dentre outros pontos turísticos e históricos. “Minha conversa com o prefeito de Nishinomiya, Toshiro Ishii, foi muito produtiva! A receptividade às novas oportunidades ficou evidente e, agora, precisamos fazer “o dever de casa” para apresentarmos projetos de intercâmbio educacional, cultural, esportivo, artístico, mercadológico, além de outros. Como exemplo, cito o da Universidade de Kwansei com a Universidade Estadual de Londrina, em que já fiz os contatos e estamos verificando as possibilidades junto ao setor de relações internacionais da UEL. Outra novidade, é a possibilidade de exposições de artistas londrinenses, no Japão. Dentre eles, já estamos em contato com Carlos Kubo, autor de três telas da sua série “Aves Brasileiras”, as quais levei de presente para o prefeito, para o presidente da Associação de Amigos Londrina-Nishinomiya, Nobuyuki Suzuki e para o presidente do Conselho da Hyogo Internacional Association (HIA), Takashi Hayagane. Também nas questões econômicas, foi-me sinalizado um interesse pontual para parceria com produtores de café da nossa cidade”, destaca Tominaga.
Acompanhado de outros três paranaenses (Curitiba, Paranaguá e Maringá), a viagem faz parte de um programa de trainee, realizado pela Hyogo Overseas Trainee Program, em que o vereador foi indicado pela Associação de Intercâmbio Londrina-Nishinomiya para representar Londrina. “Desde meus preparativos para a viagem, fui muito consciente quanto ao meu compromisso com a cidade. A ida e vinda de uma viagem dessas, entre os países, é cansativa, cara e o foco não pode ser, simplesmente, manter a irmandade, mas, sim, buscar valorizar esse momento para novas parcerias, fortalecendo o relacionamento por meio da abertura de intercâmbios diversos. E se tem algo que eles demonstraram apreço e respeito é pelo nosso empenho em manter tradições do Japão por aqui! Agora, é trabalhar muito para aproveitar as portas que foram abertas e apresentar nossas propostas e projetos”, encoraja o vereador.
Aprendizado!
Um novo país e cultura sempre nos trará algum aprendizado, sobretudo, pelas “trocas” de experiências. Segundo Tominaga, essa viagem para o Japão evidenciou, em especial, a importância do planejamento e da construção do legado. Para os japoneses, o respeito à hierarquia e ao trabalho daqueles que nos antecederam tem um “peso” de honra, de consideração - o que é feito hoje já foi planejado para ser um legado para os futuros herdeiros. “Tive um “despertar” sobre a necessidade e a relevância dessa preservação da história, tão bem realizada pelos japoneses. Aonde quer que você vá, é possível conhecer detalhes do contexto: quem se dedicou tanto para construir e deixar o legado que a geração atual usufrui, o que também traz um senso de responsabilidade e compromisso. Afinal, além de preservar, é preciso dar o meu melhor para as gerações futuras!”, conclui o vereador.
Fotos: Gabinete Tominaga
Adriana Marques
Jornalista | 43) 98415-7931
Assessoria Imprensa Eduardo Tominaga
Comments