top of page
Foto do escritorAssessoria de Imprensa

Semana da Irmandade Londrina-Nishinomiya

Exposição de desenhos, oficina de origami, pintura e contação de histórias celebraram laços de amizade

Da secretaria de governo da prefeitura: Liz Rodrigues, diretora de governança e relações internacionais, Claudia Prazeres, coordenadora de programas e projetos, Eduardo Tominaga, vereador, Carlos Kubo, artista plástico, Luiz Omoto, presidente da Associação Londrina-Nishinomiya e Klissia Tiba, secretária da Associação

Cinco dias de imersão na cultura japonesa para os alunos das escolas municipais! A Semana da Irmandade Londrina-Nishinomiya, celebrou os 47 anos de amizade entre as cidades-irmãs. Nos dias 6 a 10 de novembro, a Biblioteca Pública foi palco de uma programação organizada pela Secretaria Municipal de Governo, em parceria com as secretarias de Cultura, Educação, Associação de Intercâmbio Londrina-Nishinomiya e com a Câmara Municipal.

 



Ywao Miyamoto, ex-presidente da Associação Londrina-Nishinomiya, Luiz Omoto, presidente da Associação Londrina-Nishinomiya, Eduardo Tominaga, vereador, líder do prefeito na CML e Cristiane Ueta, coordenadora de Relações Internacionais da Província de Hyogo-Japão no Brasil

A data faz parte do Calendário de Comemorações Oficiais do Município, conforme Lei nº 13.006/2020, de autoria do vereador Eduardo Tominaga, com o objetivo de fortalecer a cultura japonesa em Londrina e promover a cooperação entre as cidades-irmãs. “Por meio da arte, dança, música, esportes, literatura, dentre outras representações, a proposta é valorizar a cultura japonesa entre os nipo-brasileiros (descendentes de japoneses), interagindo com outras descendências e nacionalidades, além de estreitar o relacionamento com nossa cidade-irmã e potencializar parcerias tão significativas: nos intercâmbios educativos, culturais e até mesmo nas oportunidades de investimentos e desenvolvimento econômico”, ressalta Tominaga.

 

Professora e contadora de histórias, Renata Suzue

Do Japão para o Brasil!

A Semana da Irmandade contou com uma exposição pra lá de especial: 25 desenhos feitos pelas crianças da cidade japonesa, os quais também foram apresentados na exposição da Unesco - “Unesco World Children’s Art Exhibition”, em Nishinomiya, no mês de março, retratando a “paz mundial” na visão dos artistas mirins.

 

Em Londrina, a programação para os alunos da rede municipal, ofereceu oficina de origami (Kiyoko Onozato), contação de história de um conto japonês (professora Renata Suzue) e workshop de pintura (Carlos Kubo).

 

De Londrina para Nishinomiya!

Fechando as comemorações com muita arte e talentos, os alunos do 5º ano da Escola Municipal Dalva Fahl Boaventura produziram pinturas sobre as “Aves Brasileiras”, orientadas pelo artista plástico Carlos Kubo, num workshop planejado para as crianças. Os desenhos foram enviados para a Unesco para a exposição que acontecerá no Japão.


Fotos: divulgação Gabinete Tominaga e PML/Ncom, Vivian Honorato

Adriana Marques

Jornalista | 43) 98415-7931

Assessoria Imprensa Eduardo Tominaga

Comments


bottom of page