top of page
Foto do escritorAssessoria de Imprensa

Título de Utilidade Pública para o Ishindaiko!

De autoria do vereador Tominaga, projeto de lei é aprovado pela Câmara Municipal


Karina Miyuki e Yudji Higashi, do Instituto Cultural e Social Ishindaiko

Um ritmo diferente contagiou a Câmara Municipal de Londrina (CML) no dia 14 março: ao som imponente dos taikos, os vereadores tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o Instituto Cultural e Social Ishindaiko e aprovar o Projeto de Lei nº 207/2023, de autoria do vereador Eduardo Tominaga, concedendo ao grupo o Título de Utilidade Pública. “Muito além da valorização da arte e cultura japonesa, considero importante reconhecer o trabalho de entidades que desempenham um papel relevante enquanto cidadãos, em projetos e ações sociais que acolhem necessidades legítimas da população. O Ishindaiko tem atuado com dedicação, nesse sentido”, ressalta Tominaga.

 

A história do Ishindaiko começou em novembro de 2003, quando três jovens londrinenses tiveram seu primeiro contato com a arte do taiko, decidindo formar o grupo com o objetivo de transmitir “um pedacinho do Japão” aos espectadores. Com o apoio do casal Atsushi e Kimiko Yoshii, o Instituto, sem fins lucrativos, recebeu incentivo e todo suporte necessário para os treinamentos, bem como referenciais de integridade, ética, dedicação e cidadania.


Os ideogramas I (um), SHIN (coração) e DAIKO (taiko) traduzem com fidelidade o nome: “tambores de uma só alma”! O Ishindaiko representa Londrina em campeonatos nacionais e internacionais, reconhecido como o grupo de taiko mais premiado do país - 8 vezes campeão brasileiro!

 Dentre suas atividades, diversos movimentos sociais marcam a história do grupo: arrecadações e doações de alimentos para diversas entidades assistenciais, workshops e eventos gratuitos, apresentações beneficentes, dentre outras mobilizações de voluntariado.

 O título de Utilidade Pública Municipal reconhece a relevância social e permite pleitear incentivos do poder público, possibilitando ao grupo Ishindaiko ampliar seu desenvolvimento em prol da comunidade. Estiveram na CML o presidente e a vice-presidente do Ishindaiko Londrina, Yudji Higashi e Eliza Ito, e Karina Miyuki, membro do Instituto.


Fotos: Gabinete Tominaga e Fernando Cremonez (ASCOM/CML)

Adriana Marques

Jornalista | 43) 98415-7931

Assessoria Imprensa Eduardo Tominaga


Comments


bottom of page